top of page
53_edited.jpg
  • Foto do escritorDra. Bárbara Magalhães

Cuidados com a pele - pré e pós tatuagem

Atualizado: 23 de mar. de 2023

Hoje em dia, é muito comum ter tatuagens. Não importa a classe social, gênero, muitas pessoas possuem uma ou outra tatuagem. Mas é preciso tomar alguns cuidados com ela, afinal a pele é um órgão importantíssimo do nosso corpo. Por isso, separamos algumas dicas da nossa querida médica dermatologista Dra. Bárbara Magalhães para manter a sua pele saudável e a sua tatuagem ainda mais bonita!


Pré-Tattoo


Antes de escolher a arte e o local da tatuagem, é muito importante verificar se a região possui alguma lesão. O ideal é consultar a sua dermatologista para fazer uma avaliação dermatológica das pintas. Se for necessário retirar a lesão, é bom retirar antes de ter uma tatuagem no local.

Se a região desejada possuir uma pinta, é preferível que o tatuador não cubra ela com a tinta. O ideal é que ele contorne a pinta e deixe, pelo menos, 2 milímetros de margem, afinal ela pode crescer e dar sinais importantes no futuro.


Pele queimada?


É importantíssimo não estar com a pele queimada do sol quando fizer a tatuagem. A tinta precisa transfixar a derme, o que gera um trauma, ou seja, machuca a pele. Se ela estiver queimada do sol, vai receber mais um trauma, além de muita dor na hora da aplicação.


Alergias?


Verificar a possibilidade de alergias é muito importante antes de fazer uma tatuagem. A dermatologista pode analisar e identificar possíveis dermatites de contato a corantes. Se você sente o couro cabeludo coçando após pintar o cabelo, fique atento! As alergias de contato podem surgir com o tempo, não nascemos com elas. Se a tatuagem for feita antes de uma análise e for constatada a alergia, será muito difícil retirar a tatoo.


Chegou o momento da tatuagem


Não é nenhuma novidade dizer que é essencial escolher um bom profissional. Afinal, a tatuagem tem contato direto com o sangue. O tatuador precisa, obrigatoriamente, ter uma higiene adequada para evitar a transmissão de doenças, com o ambiente e ferramentas bem esterilizados.


Pós-tattoo


A tatuagem é como um ralado na pele que vai precisar de um tempo para cicatrizar. Por isso, é comum que os tatuadores deixem um curativo adequado. Não é necessário ficar passando pomadas de antibiótico. Usá-las sem necessidade pode causar a própria alergia de contato com o tempo.


Como cuidar da tatuagem?


O principal e mais importante: Hidratar a pele! Manter o curativo apropriado, como o plástico filme que normalmente é utilizado. Em torno de quatro semanas, a cicatrização estará completa. É preferível utilizar hidratantes neutros, óleos de amêndoa doce, de coco, gergelim, e fazer a oclusão com o plástico filme. Além de ajudar na cicatrização, também deixa a tatuagem com mais pigmentação.


Tem interesse em agendar uma consulta com um dos nossos especialistas? Entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp: +55 11 94719-6082 ou clicando no botão abaixo!








7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page