Remoção de pintas e cistos

hiperidrose clínica fabio carramaschi.JPG

O que é?

A hiperidrose é uma condição caracterizada por uma produção excessiva e imprevisível de suor, que vai além do necessário para regular a temperatura corporal. Afeta principalmente as áreas das mãos (palmar), pés (plantar), axilas (axilar) e face, mas pode ocorrer em outras regiões do corpo. A hiperidrose pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, causando desconforto social, constrangimento e ansiedade.

A causa exata da hiperidrose não é completamente compreendida, mas é geralmente considerada uma disfunção do sistema nervoso autônomo, que controla as atividades involuntárias do corpo. Em casos de hiperidrose primária, não há uma causa subjacente identificável. Já a hiperidrose secundária pode ser causada por condições médicas, como distúrbios da tireoide, menopausa, diabetes, obesidade ou efeitos colaterais de certos medicamentos.

Possibilidades de tratamentos

O tratamento da hiperidrose pode incluir abordagens conservadoras, como antitranspirantes tópicos, medicamentos orais e técnicas de controle do estresse. Em casos mais graves ou que não respondem aos tratamentos convencionais, outros procedimentos podem ser considerados, como a aplicação de toxina botulínica (Botox) para bloquear temporariamente os nervos responsáveis pela produção de suor ou a simpatectomia cirúrgica, que envolve a interrupção do sinal nervoso que desencadeia a sudorese excessiva.

Se você suspeitar que tem hiperidrose, é recomendado consultar um dermatologista, que poderá fazer o diagnóstico correto e recomendar o melhor plano de tratamento para suas necessidades individuais.