Aumento mamário
O que é?
O aumento mamário é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo aumentar o tamanho e melhorar a forma das mamas. O procedimento é realizado através da inserção de implantes mamários, que podem ser preenchidos com diferentes tipos de materiais, como silicone ou solução salina.
É uma das cirurgias estéticas mais comuns realizadas em mulheres em todo o mundo. As razões para a realização da cirurgia podem variar desde o desejo de aumentar o tamanho das mamas para melhorar a autoestima e a confiança, até a necessidade de restaurar a forma e o tamanho das mamas após uma mastectomia ou outro procedimento cirúrgico.
Antes de decidir pelo aumento mamário, é importante que a paciente entenda os riscos e benefícios da cirurgia, além de discutir as suas expectativas com um cirurgião plástico experiente e qualificado.
Como se preparar?
-
Fazer exames e avaliação médica;
-
Parar de fumar antes da cirurgia;
-
Ajustar seus medicamentos atuais; evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicações naturais, pois podem aumentar o sangramento
Pós operatório
-
Uso de sutiã pós-operatório;
-
O período de recuperação pós-cirúrgica geralmente é de 24 a 48 horas, seguido de um período de repouso de 7 a 10 dias;
-
Dor e inchaço ocorrem apenas nos primeiros dias. Exercício físico e atividades normais serão liberados seguindo orientação individualizada do cirurgião plástico.
Principais dúvidas
Como é a consulta?
Antes de colocar uma prótese de mama ou fazer uma mamoplastia, o Dr. Fabio gosta de pedir para a paciente mostrar fotos de modelos de mama que ela julgue que são bonitos e também os tipos de mama que a paciente não goste (grandes demais ou muito marcadas, por exemlo). Desta forma, na hora da cirurgia, as imagens são projetadas para que o Dr. Fabio adeque o procedimento à expectativa da paciente.
Antes de escolher uma prótese de uma diversidade de tamanhos e modelos, são utilizados moldes que são testados na paciente. Apenas após a escolha do molde que a prótese é escolhida.
O que é a membrana natural que envolve a prótese?
Quando retiramos uma prótese, seja para a troca ou para o explante, é possível observar que há uma membrana que envolve toda a prótese.
Por que isso acontece?
Ela é uma reação natural do organismo que sempre se forma. É raro que esta membrana se torne um encapsulamento de grau maior. No estágio demonstrado, não há nenhum tipo de incômodo ou dor. Esteticamente, o resultado do procedimento continua perfeito. Contudo, o encapsulamento pode aumentar graus maiores em poucos casos. A paciente pode passar a sentir o implante e até mesmo perceber alguma assimetria. Porém, nesses casos é muito importante consultar o seu médico/cirurgião para que possa ter a melhor orientação.
Como saber se está na hora de trocar a prótese de mama?
Ainda vale a regra dos dez anos? Segundo o Dr. Fabio, esse conceito de troca a cada dez anos já pertence ao passado. Hoje, uma prática que tem sido muito indicada, é fazer imagens de mama para a prevenção do câncer de mama. A partir dos 35, 40 anos, fazer o ultrassom anual, a mamografia e eventualmente a ressonância. Com esses três exames, é possível também identificar se há alguma falha na prótese. Ou seja, ao fazer a prevenção do câncer também é possível fazer uma prevenção da ruptura da prótese e se já está na hora de trocar.
Agende a sua consulta!
Tem interesse em se consultar com o dr. Fabio ou com um dos nossos especialistas? Entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp: +55 11 94719-6082 ou clicando no botão abaixo!