Reconstrução mamária
O que é?
A reconstrução mamária é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo reconstruir a mama após a remoção parcial ou total do tecido mamário, seja por causa de um câncer de mama ou de outros problemas de saúde. A cirurgia pode ser realizada imediatamente após a mastectomia (procedimento cirúrgico para remoção da mama) ou posteriormente, quando a paciente estiver pronta para a reconstrução.
A reconstrução mamária pode ser realizada de várias maneiras, incluindo o uso de implantes mamários ou a transferência de tecido de outras partes do corpo, como abdômen, costas ou nádegas. O tipo de reconstrução escolhido dependerá de vários fatores, incluindo a saúde geral da paciente, o tamanho e a forma da mama original, o tipo de tratamento para o câncer de mama e as preferências pessoais da paciente.
A reconstrução mamária pode ajudar a restaurar a autoestima e a confiança de uma mulher após a remoção da mama, além de melhorar a aparência física. É importante que a paciente discuta todas as opções de reconstrução com um cirurgião plástico experiente e qualificado antes de decidir qual é a melhor opção para ela.
Como se preparar?
-
Antes da cirurgia, pode ser necessário:
-
Fazer exames e avaliação médica;
-
Parar de fumar antes da cirurgia;
-
Fazer uma mamografia de base antes da cirurgia e manter acompanhamento com o mastologista;
-
Ajustar seus medicamentos atuais; evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicações naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Pós operatório
-
Uso de sutiã pós-operatório;
-
O período de recuperação pós-cirúrgica geralmente é de 24 a 48 horas, seguido de um período de repouso de 7 a 10 dias;
-
Dor e inchaço ocorrem apenas nos primeiros dias. Exercício físico e atividades normais serão liberados seguindo orientação individualizada do cirurgião plástico.